Funil de Vendas: O que é e suas etapas
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Funil de Vendas: O que é e suas etapas

Vamos mostrar como um funil de vendas funciona e como você pode desenvolver o seu. Aprenda com a gente essa estratégia tão importante para encaminhar seus leads ao fechamento de negócio.

O funil é composto por várias etapas, ele tem como objetivo facilitar as decisões em relação ao planejamento e em como você adquire seus possíveis clientes.

Ele quem representa o caminho que seu cliente faz, desde a primeira visita ao site até o fechamento das venda. Em alguns casos incluindo o pós venda e fidelização também.

O que é funil de vendas?

Como dito a cima, O funil de vendas é um modelo de estratégia que nos mostra a jornada do cliente, desde o primeiro contato até o fechamento de negócio.

É formado por um conjunto de etapas com o objetivo é dar suporte à trajetória de compra que o cliente faz.

Vamos falar sobre cada etapa abaixo:

Topo do Funil

Nessa etapa, o seus possíveis clientes ainda não sabem que possuem um problema. Estão visitando seu site pelo conteúdo que você dispõe. Aqui você precisa mostrar pra ele como resolver os desafios que ele enfrenta.

A sua tarefa nesse nível é educar o cliente. O mesmo conteúdo que atraiu ele deve ser um conteúdo rico, com estudos e muita informação para ele desfrutar. Dessa forma ele entende que você é especialista no assunto e se sente mais confortável em entrar em contato com sua empresa.

Essa etapa termina quando o visitante preenche algum formulário dentro do seu site. Ao fornecer os dados, como nome, e-mail e profissão, ele vai se tornar um lead e avança dentro do funil de vendas.

Meio do Funil

Aqui o possível cliente já se transformou em um Lead. Estão em busca de resolver seus problemas, ainda que talvez ele esteja confuso quanto ao que é o seu problema de fato. Fique longe da ideia de querer empurrar seu produto ou serviço de cara para ele.

Tente entender suas dores e ajudá-lo ao máximo com dicas. Trabalhe em cima disso até ele ficar maduro para a próxima etapa do funil.

Fundo do Funil

Os leads aqui se tornam oportunidades, já podendo ser entregues à equipe de vendas.

Quando você criar conteúdos ricos, você acaba estabelecendo confiança com seus leads. Você é visto como referência no assunto. Isso ajuda muito para que o prospect feche negócio com sua empresa.

A etapa acaba quando o lead realiza a compra de seu produto ou serviço e se tornam um cliente.

Os objetivos do funil de vendas

O objetivo do funil se resume a encontrar as pessoas certas. Pessoas que realmente precisam de seu produto ou serviço e encaminhá-las para efetuar o negócio.

funil de vendas convertando leads em clientes

  Algumas vantagens:  

Otimização do processo de vendas

Com o uso de um funil de vendas, e o mapeamento de perguntas que o usuário faz, você pode oferecer informações que seu cliente está buscando, acertando em cheio na sua necessidade.

O funil também vai permitir mais alinhamento entre a equipe de vendas e marketing. Como o lead pode surgir em qualquer nível do funil repentinamente, a equipe deve estar informada de tudo.

É importante estar presente em todas etapas do funil, do início ao fim. Essa é a hora em que você pode criar vínculo com seu cliente. Ele vai se sentir importante quando você mostrar preocupação em ajudá-lo em seus problemas. Assim o nível de confiança aumenta e as chances de fechar negócio também.

Organização

Quando gerenciado de forma correta, um funil de vendas traz boa organização de seus resultados sobre as vendas.

Com a organização do funil você pode ver quais leads são potenciais ou não, e assim dispensar os não qualificados mais rapidamente e dar atenção para quem realmente está interessado.

Quanto mais rápido você definir seus níveis do funil de vendas, mais rápido irá compreender o que é preciso fazer para que seus clientes potenciais deem um passo para o próximo nível.

Dessa maneira você irá fornecer informações com maior rapidez e dar atenção especial para o lead com antecedência, diminuindo o tempo entre seu primeiro contato e o fechamento do negócio.

Monitore as métricas mais importantes de suas vendas. Para que consiga aproveitar ao máximo o seu funil de vendas. Isso deixará ele mais saudável e também você saberá se está usando o seu tempo de forma eficiente.

Algumas métricas pra ficar de olho:

  • Número de leads no funil
  • Porcentagem média de negócios fechados
  • Ciclo de Venda: duração do negócio da primeira visita até o fechamento

Com a implementação de um funil de vendas no seus processos, sua equipe vai notar que todos aqueles telefonemas e emails para prospectar clientes se transformarão em mais negócios fechados e um maior faturamento para a empresa.

Fonte: Blog Demander

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