O que é Conciliação Bancária?
Dicas

O que é Conciliação Bancária?

A conciliação bancária é a conferência dos saldos nos registros de uma empresa,  comparando-os com as informações correspondentes do extrato bancário. 

Resultado de imagem para conciliacao bancaria

O objetivo desse processo é verificar as diferenças entre os dois. Deve ser realizada em intervalos regulares para todas as contas bancárias com o objetivo de garantir que os registros de caixa de uma empresa estejam corretos. 

Elas também ajudam a detectar fraudes e manipulações de dinheiro. Essas informações podem ser usadas para projetar melhores controles sobre o recebimento e pagamentos.

É improvável que os saldos do caixa de uma empresa e o da conta bancária sejam idênticos. O motivo é que existem vários pagamentos e depósitos em trânsito o tempo todo, bem como taxas de serviços bancários e multas. 

Como a maioria das empresas registra centenas de movimentações todos os meses e faz muitos depósitos, a conciliação dos valores dos registros da empresa com os valores no extrato bancário pode ser demorada. 

O processo é complicado porque alguns itens são registrados pela empresa em um mês, mas aparecem no extrato bancário apenas em outro mês. Por exemplo, cheques emitidos perto do final de outubro são deduzidos imediatamente nos livros da empresa, mas os valores só serão debitados da conta no início de novembro.

Como o ERP FINANCES pode te ajudar na conciliação bancária

A conciliação bancária pode ser feita manualmente por planilhas, agendas ou calculadoras, por exemplo. 

Mas, pensando em todas as tarefas diárias de uma empresa, essa importante ação pode ser deixada de lado. Nosso sistema ERP FINANCES oferece toda gestão financeira para a conciliação bancária, tornando todo o processo mais fácil!

Um desses processos seria a importação do arquivo OFX, que é um arquivo exportado de sua conta bancária contendo todas suas movimentações. No ERP FINANCES você coloca lado a lado os lançamentos de sua conta bancária com os lançamentos do sistema, bastando você apenas ter o trabalho de relacioná-las!

Você já havia parado para pensar nisso?

Caso ainda não, é uma excelente oportunidade para refletir. Em apenas alguns minutos será possível acompanhar de perto a saúde financeira do negócio com total precisão e segurança – sem erros. 

Resultado de imagem para conciliacao bancaria sem tempo

Quem lida com as finanças da empresa economizará horas preciosas ao não precisar verificar e comparar cada compra, conta paga ou recebimento da organização.

Uma total mudança de paradigmas! Imagine o que esta pessoa poderá fazer com o tempo economizado: focar em outras questões operacionais mais importantes ou mesmo em novas estratégias de negócio.

Fonte: Tecnospeed

Leave your thought here