O que a automação comercial pode fazer por seu negócio
DJPDV, Finances Desktop

O que a automação comercial pode fazer por seu negócio

A automação comercial é essencial hoje em dia, para aumentar a produtividade e os resultados de qualquer empresa.

Em tempos complicados e turbulentos na economia e de aumento na concorrência, cada vez mais pequenas e médias empresas enxergam que o caminho para a sobrevivência no mercado, e porque não para o sucesso? ai entra a automação comercial!

Através de uma gestão integrada e automatizada, o empreendedor moderno garante uma maior eficiência operacional e excelência no atendimento ao cliente.

Mas, para chegar lá, é preciso primeiro entender como funciona a automação comercial no varejo e quais os benefícios que ela pode trazer para o seu negócio. Quer saber mais? Confira!

Afinal, o que é a automação comercial?

Como toda atividade, o varejo sempre passou por diversos momentos de evolução em seus processos, buscando se adequar às novas necessidades do consumidor.

Atualmente, o mercado mudou e o consumidor de hoje tem o poder nas mãos: acesso irrestrito à informação e a um mercado global e aquecido. Quem quer acompanhar essas mudanças e se manter à frente na escolha do cliente, deve procurar otimizar sua gestão, aliando velocidade à qualidade.

A primeira coisa que você precisa entender é que automação comercial é, definitivamente, muito mais do que substituir cadernos de anotação ou planilhas de Excel por computadores. De fato, o processo resume-se, basicamente, a um conjunto de métodos e ferramentas que visam mecanizar, e consequentemente agilizar, processos manuais. E é para isso que um sistema de automação comercial serve. Ele se utiliza de softwares — os chamados ERPs (Enterprise Resource Planning) — para cuidar das atividades do seu comércio e facilitar as tarefas de gestão do dia a dia, automatizando o máximo de processos.

Dessa forma, tarefas suscetíveis a falhas, como cálculos e atualização de planilhas, podem ser realizadas com mais segurança e eficiência, uma vez que passarão a ser gerenciadas por um software de gestão.

E quais os benefícios da automação comercial para o meu varejo?

Independentemente do tamanho e do segmento de atuação do seu negócio, os benefícios da automação comercial — aplicada adequadamente conforme as necessidades da empresa — são garantidos: redução de mão de obra e despesas, otimização de processos internos e aumento da capacidade de controle gerencial e operacional. Listamos abaixo mais benefícios para que você entenda por que deve fazer esse investimento agora mesmo! Veja:

Eficiência

A automação comercial eliminará processos que já não se adequam à rotina do seu negócio e reduz o trabalho manual na hora de extrair dados. A automação também tornará ágil a compilação das informações e geração de relatórios para otimizar sua tomada de decisões estratégicas.

Ao colaborar para a eficiência dos processos empresariais, a automação comercial ainda impactará diretamente a redução de custos. Com acesso, em tempo real, às informações disponibilizadas pelo ERP, o varejista conhecerá de forma detalhada quais setores têm gastos além do esperado e, assim, poderá reduzir desperdícios.

Eficiência no relacionamento com os clientes

Essa parte é a mais importante! Algumas ferramentas permitem, por exemplo, levantar o perfil dos clientes (e criar estratégias mais específicas para os públicos certos), programar envio de mensagens automáticas e identificar os consumidores que mais contribuem para o faturamento da empresa (e criar estratégias para recompensá-los). Esses fatores vão colaborar para melhorar o atendimento que um cliente recebe da sua empresa. E um cliente bem atendido é, geralmente, um cliente satisfeito!

Informações integradas

Em vez de ter seus funcionários realizando tarefas em plataformas diversas, sem a integração dos dados, você terá disponível um sistema que reunirá tudo, facilitando a identificação de falhas e aumentando a fluidez dos processos.

Se você vive em um mundo em que uma mesma informação precisa ser lançada em dez planilhas diferentes, saiba que isso é coisa do passado. A automação comercial permite que uma vez registrado, um dado fique automática e instantaneamente disponível para todos os colaboradores que precisam dele para realizar qualquer etapa do processo.

A partir do momento que um vendedor lança a saída de um determinado produto que é o último do estoque, por exemplo, a contabilidade processa a nota fiscal, toda a equipe comercial sabe que aquele item está indisponível e o setor de compras já pode providenciar um novo pedido — para que o próximo cliente que queira adquirir aquele produto possa ser informado quando ele estiver disponível novamente.   

A partir da utilização de um sistema ERP, todas as informações passam a compor um único sistema e a ineficiência dos processos operacionais é eliminada. Todos os setores têm acesso a todas as movimentações realizadas na empresa, com acesso a qualquer hora e em qualquer lugar, uma vez que os dados estarão armazenados em uma base de dados consolidada.

Dessa forma, a automação auxiliará diretamente no controle sobre o estoque. Todos os processos operacionais relacionados à armazenagem, controle e movimentação de estoque são feitos com maior agilidade e eficiência. Desde o momento em que os clientes realizarem os pedidos até a saída do produto, o varejista poderá monitorar e controlar todo o estoque.

Controle de estoque

Se sua empresa atua no setor varejista, saiba que possuir ferramentas capazes de controlar e gerenciar o estoque aumenta a capacidade de observar, de forma mais ampla e efetiva, entradas e saídas e, consequentemente, reduz a possibilidade de erros. Vale ressaltar: controlar seu estoque com eficiência otimiza o trabalho da equipe comercial e pode gerar mais vendas.

Fluxo de caixa

Assim como no controle de estoque, um sistema de automação é um importante instrumento para gerenciar o fluxo de caixa, controlando o quanto de dinheiro entra e sai da sua empresa. Esse mecanismo ajuda os gestores a entender onde estão concentrados os maiores gastos, se está havendo desperdício de dinheiro e quanto a empresa tem disponível para fazer novos investimentos.

Customização

Um software ERP tem a possibilidade de ser customizado de acordo com as necessidades do seu negócio. Ou seja, durante o processo de implantação, você terá a oportunidade de indicar os pontos que considera mais críticos para o seu varejo, acrescentando funcionalidades específicas para solucioná-los.

Os sistemas ERP apresentam diversos recursos que poderiam ser aproveitados no varejo, mas poucos deles são efetivamente utilizados no dia a dia dessas empresas. Dessa forma, ao contratar um software, procure por fornecedores que compreendam as necessidades de sua empresa e sejam capazes de orientá-lo para a aplicação das funcionalidades da forma mais eficiente possível. Mais do que tecnologia, é necessário observar o serviço oferecido pelo fornecedor do ERP.

Mobilidade

Hoje o mercado está exigente! Para uma gestão eficiente, é preciso ter informação atualizada a qualquer momento, de qualquer lugar. A automação comercial permite que você conte com essa funcionalidade, que facilitará a gestão da sua empresa, acompanhando simultaneamente todos os seus pontos de vendas.

Automatizar processos permite que colaboradores da empresa tenham acesso a dados importantes em qualquer lugar que estejam. Esse aspecto pode ser um grande auxílio para companhias que contam com profissionais atuando fora da empresa, como vendedores externos, por exemplo.

Apoio a promoções

A partir do controle de todas as informações e da confiabilidade desses dados, o varejista estará mais apto a analisar estratégias de vendas e a planejar promoções, uma vez que poderá identificar facilmente quais produtos são os mais vendidos e aqueles que estão “encalhados” no estoque.

Assim, podem ser estabelecidas novas estratégias de precificação, que impulsionem as vendas de produtos com pouca saída e, consequentemente, sejam amenizados prejuízos e perdas apresentadas por essas mercadorias.

Regulação fiscal

Acompanhar as exigências fiscais muitas vezes é um grande desafio para as PMEs. Porém, com um software do tipo ERP, é possível eliminar essa barreira, visto que esse sistema já deve vir de acordo com a legislação reguladora vigente no momento. Como já mencionamos, essa é uma das mais importantes vantagens de um software de automação, que auxilia os gestores de uma empresa a gerenciar o pagamento de tributos, mostrando se os impostos estão sendo pagos de forma correta e dentro do prazo.

Dependendo das funcionalidades do sistema, é possível identificar, por exemplo, se a incidência de impostos sobre cada produto vendido ou comprado pela companhia está sendo feita de maneira correta, o que evita pagamentos desnecessários e auxilia a instituição a ficar em dia com o Fisco.

Além de assegurar controle sobre a emissão de cupons fiscais, o sistema ERP beneficia a empresa em toda a sua gestão financeira, já que engloba toda a sua estrutura. Dessa forma, com informações mais precisas, o varejista poderá fazer ajustes que evitem desperdícios e realizar cortes de gastos inadequados ao planejamento da empresa.

Porém, ao recorrer à automação comercial e utilizar softwares de gestão, o varejista poderá ir além de funcionalidades básicas como a emissão de cupons fiscais. Esses sistemas permitem que a empresa se adeque à legislação, mas, principalmente, otimize processos internos e alcance melhores resultados.

A automação comercial no seu varejo vai atuar como centralizadora das informações, juntando em uma mesma plataforma todos os dados referentes aos processos administrativos, operacionais e gerenciais da empresa.

A FHONLINE possui as melhores soluções de acordo com o ramo da sua empresa

DJPDV – Sistema Frente de Caixa

Cada atividade empresarial possui uma necessidade de automação, supermercado é diferente de um restaurante por exemplo.

Para supermercados, lojas de conveniência, lojas de vendas rápidas do varejo destacamos nosso aplicativo DJPDV, uma solução inovadora que contempla:

  • PDV inteligente e completo para vendas
  • Monitor para auditoria e liberações
  • ERP para controle todos os controles gerenciais e fiscais
  • APP mobile para acompanhar as vendas

Já para bares e restaurantes, o ERP Finances Desktop possui todo o controle de mesas integrado a comanda eletrônica PlugFoods, clique aqui e veja como funciona.

ERP Finances Desktop integrado ao PlugFoods

Se você gostou deste artigo, entre em contato com a gente, podemos lhe auxiliar com outras dicas para otimizar o seu negócio e indicar os periféricos ideais para o teu ramo de atividade.