5 Melhores Treinamentos de Vendas para sua Equipe Comercial
Gestão

5 Melhores Treinamentos de Vendas para sua Equipe Comercial

Conheça 5 opções de treinamentos de vendas para a equipe comercial da sua distribuidora, e potencialize os resultados do seu time!


Lidar com a inconsistência de uma equipe de vendas externas é sempre uma dor de cabeça para o gerente. 

Enquanto alguns vendedores apresentam resultados excelentes, outros tem dificuldade em atingir suas metas, o que muitas vezes acarreta o desligamento de um colaborador com potencial desperdiçado.

Muitas vezes nos vemos numa situação onde o desempenho da força de vendas é “carregado” por alguns vendedores antigos, cercados de novatos que “não vão durar” tentando atingir os mesmos resultados.

Perde-se tempo e recursos preciosos com essa rápida ciclagem de vendedores, e acima de tudo nos mantém estagnados, fechados a novas ideias e abordagens enquanto o mundo e o cliente, mudam e se atualizam a cada dia.

Por que esperar aparecer o vendedor perfeito, quando você pode com um custo muito menor em pouco tempo “criar” o seu próprio? 

Investir em treinamento para sua equipe de vendas vai diminuir a rápida ciclagem e atualizar seus vendedores mais antigos com as atuais necessidades do mercado.

Porém, é sempre muito difícil saber qual o curso ideal para sua equipe. Neste artigo, você conhecerá 5 treinamentos de vendas e as razões para escolher cada um deles. 

No entanto, antes disso, precisamos quebrar um mito bastante comum na área comercial.

Treinamentos de vendas funcionam?

Quantas vezes você já ouviu que alguém não é um bom vendedor porque “não tem talento”, ou um vendedor experiente se vangloriando de que vende bem pois “nasceu com o dom”?

Muitos acreditam que vender é algo natural. Você precisa nascer um vendedor ou, no máximo, com muito esforço, será medíocre. 

Nós sabemos que isto é uma falácia. Afinal, vender é, acima de tudo, técnica. Pessoas com uma inclinação natural para vendas costumam ser observadoras e de raciocínio rápido, e isso é o que os torna bons no que fazem. 

Essa vantagem natural pode fazê-los acreditar erroneamente que não existe uma técnica por trás de seu sucesso. Mas tem técnica sim, e muita, e pode ser aprendida por qualquer um com dedicação e esforço. 

A seguir, você conhecerá 5 opções de treinamentos de vendas, e poderá escolher as melhores para a sua equipe.

Thiago Concer

O Thiago Concer é referência quando se fala em treinamento de vendas no Brasil, tendo vasta experiência como vendedor e instrutor de vendas há mais de 15 anos, com conteúdos dinâmicos e práticos.

Em seu curso on-line Os 3 pilares das vendas, Thiago ensina:

  • Técnicas de prospecção;
  • Contorno a objeções do cliente;
  • Fechamento de vendas.

É possível adquirir seu livro Vendas não ocorrem por acaso nas versões física e digital. E caso você seja de uma grande empresa, é possível contratá-lo para uma palestra ou treinamento presencial personalizado.

Conheça mais sobre seu trabalho em seu canal do YouTube, onde ele disponibiliza material gratuito voltado para  vendedores e gestores de vendas.

Instituto Brasileiro de Vendas

O IBVendas oferece treinamento em vendas com uma metodologia própria, baseada em 4 pilares fundamentais na carreira do vendedor profissional:

  1. Indicadores de resultados;
  2. Processo de Vendas;
  3. Competências em vendas;
  4. Fatores motivacionais.

O treinamento de Formação Profissional em Vendas tem a opção de aulas presenciais e a distância (EAD). 

Seu conteúdo cobre:

  • Técnicas de vendas com foco em resultados;
  • Estratégias de negociação com foco em resultados;
  • Funil de vendas e competências em vendas.

Também tem em seu currículo os cursos de:

SENAC

O SENAC de São Paulo oferece uma gama com mais de 20 cursos voltados para o treinamento de vendedores e gestores do atacado ao varejo.

A maioria dos cursos são livres e não exigem de nenhum tipo de graduação, e vários estão disponíveis na modalidade de EAD, dentre eles:

  • Análise de Vendas: indicadores-chave de performance (KPI)    
  • Atendimento ao Cliente  
  • Comunicação Efetiva em Vendas: aumentando resultados        
  • Gestão e Supervisão de Vendas 
  • Key Account Management: Gerenciamento de Contas Estratégicas
  • Promotor de Vendas  
  • Prospecção de Clientes – identifique seus clientes potenciais 
  • Repositor de Mercadorias  
  • Representante Comercial   
  • Técnicas de Vendas Empresariais  

Confira a lista completa no site www.sp.senac.br.

Se você é de outra região do Brasil, procure o SENAC da sua cidade através do site www.senac.br.

Udemy

A Udemy é uma plataforma de cursos online, ela atua com valores geralmente mais acessíveis e costuma fazer boas promoções.

Dentre seus cursos de vendas mais bem avaliados, encontram-se:

Coursera

A Coursera é uma plataforma de cursos online que atua em parceria com empresas e universidades do mundo todo como a Google e a Universidade Imperial de Londres.

Seus conteúdos são mais interessantes para gestores e empresários com graduação em busca de um MBA, ou aprimorar seus conhecimentos a fim de ele mesmo treinar sua própria equipe de vendas.

Dentre vários materiais em Português e Inglês destaca-se o curso Negociações de sucesso da Universidade de Michigan que aborda os 4 estágios de uma negociação comercial:

  • Planejamento;
  • Negociação;
  • Criação de contrato;
  • Execução do contrato.

Como a maioria dos cursos a distância as aulas podem ser assistidas espaçadamente conforme sua disponibilidade.

Continue se aprimorando!

Como um gerente de distribuidora, oferecer treinamentos de vendas para a sua equipe é apenas uma das muitas ações que você deve tomar para melhorar o desempenho da empresa.

Confira nosso artigo com 6 dicas para gerenciar equipe de vendas externas e continue aprimorando suas habilidades!