Distribuidora na Quarentena: o que fazer?
Finances Web

Distribuidora na Quarentena: o que fazer?

Você já traçou planos para sua distribuidora na quarentena? Com a pandemia de Covid-19 se instaurando no Brasil, já está bem claro que precisamos paralisar o país para retardar o avanço do Coronavírus 

Mesmo com a quarentena e a baixa na demanda, muitas distribuidoras não poderão parar totalmente. Supermercados e drogarias ainda estarão operantes e precisando de abastecimento.

Para ajudar sua empresa nesse momento de crise, listamos algumas medidas de contenção e até melhorias que você poderá implementar em quarentena. Leia até o final!

Implementar medidas de segurança 

Converse com seus funcionários sobre a importância das medidas de prevenção, quarentena e isolamento. 

Caso a empresa continue operando durante a quarentena, disponibilize álcool em gel e cobre para que seus colaboradores sigam as medidas de segurança. 

O Ministério da Saúde elaborou uma cartilha com Tudo o que você precisa saber sobre o Coronavírus. 

Esse é um material de livre veiculação e se você tomar a iniciativa de enviar aos seus funcionários pode estar salvando suas vidas e de muitas outras pessoas. 

No atual contexto,a disseminação de fake news representa risco mortal a uma grande parcela da população brasileira.

O Ministério da Saúde disponibilizou o canal no Whatsapp Saúde sem Fake News, é só enviar a notícia suspeita para (61)99289-4648 e conferir a veracidade.

Para mais informações, acesse https://coronavirus.saude.gov.br/.

Quem está no grupo de risco?

O grupo de risco é composto por pessoas mais suscetíveis ao contágio e que tem uma maior probabilidade de morrer se for infectada pelo Covid-19.

 Afaste imediatamente todos os colaboradores que se encontram no grupo de risco.

Pessoas que integram o grupo de risco:

  • Idosos
  • Diabéticos
  • Hipertensos
  • Quem tem insuficiência renal crônica
  • Quem tem doença respiratória crônica
  • Quem tem doença cardiovascular

É importante frisar que qualquer pessoa com os sintomas do Covid-19 deve ficar em casa e seguir as orientações do Ministério da Saúde. Devem dirigir-se a um hospital, para exames ou internação, apenas quem estiver com dificuldade para respirar.

Férias e rodízios

Com a baixa demanda talvez você tenha colaboradores demais para serviço de menos, não há motivos para pôr suas vidas e de seus familiares em risco

Dispense do trabalho preferencialmente aqueles funcionários que dependem do transporte público coletivo, que moram com idosos ou pessoas do grupo de risco.

Se achar injusto que alguns fiquem em casa enquanto os outros trabalham pode fazer rodízios de 15 em 15 dias, é o tempo que o vírus demora para manifestar sintomas.

Outra opção é descontar férias em atraso e horas extras acumuladas a fim de reduzir os prejuízos

Demissões nesse momento são algo impensável. Não apenas pelo processo trabalhista que iria gerar, como por colocar em risco a sobrevivência de famílias inteiras vista a crise financeira que se aproxima.

Home Office (trabalho remoto)

Quem puder fazer home office também deve ser mandado para casa

Ainda existe muita desconfiança e preconceito em cima do trabalho remoto. Entretanto, muitos descobrem que o funcionário em casa pode ser muito mais produtivo e barato, já que despesas como transporte e uniformes se tornam desnecessárias.

Reuniões feitas via ligações ou vídeo chamadas eliminam a necessidade de locomoção, até mesmo dentro da empresa, o que poupa o precioso tempo que pode ser empregado a alguma tarefa mais relevante.

O home office é uma excelente ferramenta para os setores mais burocráticos como o administrativo, departamento de pessoal, financeiro e até mesmo recursos humanos de qualquer empresa

E isso vale para a equipe comercial também, contatar clientes via telefone e e-mail é uma opção mais segura e eficiente para todos.

Como mandar um colaborador para home office:

  1. Veja se ele tem os recursos necessários para trabalhar em casa. Caso não tenha um computador, disponibilize o da empresa mediante a assinatura de um termo de compromisso.
  2. O método de monitoramento do trabalho desse funcionário deve ser escolhido.

Você pode, apenas definir prazos e tarefas e deixá-los livres para executar a hora em que se sentirem mais dispostos, contanto que entreguem no dia e horário combinados.

Como também, pode usar e-mails ou softwares para que todos se comuniquem ao mesmo tempo e trabalhem em equipe, trocando informações entre os departamentos.

Podemos dessa maneira também garantir que cumpram as horas pelas quais são remunerados. Embora com a redução das demandas, não há motivos para tamanha ganância e desconfiança, não é mesmo?

Para te ajudar, montei uma lista com alguns softwares gratuitos:

Atualização profissional

É a hora de investir em seus colaboradores. Como um gerente de distribuidora, oferecer treinamentos para a sua equipe é apenas uma das muitas ações que você deve tomar para melhorar o desempenho da empresa.

Existe uma infinidade de cursos online disponíveis para todos os bolsos. 

Isso é uma dica para você também, não fique em casa sem fazer nada, preocupado com o prejuízo, nem deixe que isso assombre seus funcionários. Prepare-os para o futuro próximo. 

Garanta que você, seus colaboradores e principalmente, toda a equipe comercial estejam atualizados e prontos para conquistar novos clientes, assim que o perigo da pandemia passar.

Temos um artigo com os 5 Melhores Treinamentos de Vendas para Equipe Comercial onde você pode ver, não apenas sugestões de bons cursos, mas também, as vantagens de atualizar seus colaboradores e fazer disso um investimento.

Negociar com fornecedores

Sabe aquelas coisas que nunca fazemos porque não temos tempo? Pois é, chegou a hora de negociar com seus fornecedores.

É o momento perfeito para ligar para seus fornecedores, tentar congelar contratos e negociar preços.

Em tempos de instabilidade econômica ninguém está disposto a perder clientes, farão o que for necessário para mantê-lo. É uma rara oportunidade, porém cuidado, podem fazer o mesmo com você.

Fazer balanço

Fazer balanço de estoque é uma tarefa enfadonha e demorada, com uma demanda menor é provável que os estoquistas, almoxarifes e demais operacionais acabem ficando ociosos.

Essa é a oportunidade perfeita para a contagem e reorganização das mercadorias. Inclusive a checagem dos prazos de validade.

Se houverem produtos à vencer enquanto vocês permanecerem fechados, é o momento de ligar para aquele concorrente maior e negociar uma possível venda a fim de minimizar o prejuízo e o desperdício.

Ao fazer o balanço você pode acabar se deparando com problemas comuns, como descobrir que os números entre os departamentos não batem

Implementar um ERP que integre todas as informações em um único sistema moderno e eficiente é a melhor solução.

Melhorar a tecnologia das suas operações também é um trabalho que costuma tomar bastante tempo. Pela primeira vez na sua vida profissional, tempo é um recurso que você tem agora!

Conheça o Finances, o ERP perfeito para a sua distribuidora. Ele abrange desde o controle de estoque, com histórico de movimentações, até orçamentos, contas a pagar, emissão de NF-e, lista de clientes inadimplentes, fluxo de caixa com gráficos e muito mais.

Aproveite o tempo extra, transforme a gestão da sua distribuidora!

Leave your thought here