6 Vantagens de ter uma Loja Virtual para Distribuidora
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6 Vantagens de ter uma Loja Virtual para Distribuidora

O mercado de lojas virtuais vem crescendo em um ritmo nunca antes visto. Os e-commerces tem se tornado tão prolíferos quanto lojas físicas, e cada vez mais consumidores estão se habituando à essa realidade. 

Com a pandemia de Covid-19, mesmo os comerciantes mais tradicionais, estão se acostumando a comprar estoque em lojas virtuais.

Ter uma loja virtual para distribuidora não é apenas uma inovação para se sobressair no mercado: é uma necessidade.

Mas com essa necessidade, vem também várias vantagens para o seu negócio como um todo.

Se você é um empresário ou gestor no ramo atacadista, tenho várias notícias boas. Neste artigo, vou te apresentar as 6 vantagens em abrir uma loja virtual para distribuidora o mais rápido possível!

1 – Ser encontrado

A crise gerada pela pandemia de coronavírus atingiu todos os setores. Muitas empresas, que não possuíam reservas de emergência ou “estava mal das pernas”, tiveram que fechar as portas. As distribuidoras não foram exceção.

Quando uma empresa com muitos clientes fecha, cria-se um vácuo de mercado. Os clientes, órfãos de fornecedores, irão fazer o que sempre fazemos quando temos um problema: recorrer a internet.

Imagine que maravilhoso, se esse cliente, órfão de fornecedor, não apenas encontrasse a distribuidora mais próxima, como pudesse olhar todo o seu catálogo, preços e fazer naquele exato momento o pedido de tudo que ele precisa?

2 – Estar disponível 24h

Uma das maiores vantagens da loja virtual, é que ela não fecha nunca

Sua distribuidora estará disponível para receber pedidos 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Imagine, se o dono do restaurante, da mercearia, do barzinho… Puder fazer suas encomendas em pleno fim de semana? Chegando segunda-feira, o pedido será confirmado, separado e entregue o mais rápido possível. 

3 – Otimizar o tempo de sua força de vendas

Acabei de te descrever uma situação em que não foi necessário um vendedor para realizar a venda. Isso pode assustar muito sua força de vendas.

É essencial deixar claro que o seu vendedor não está obsoleto. Embora possam estranhar a princípio o atendimento virtual, é muito mais cômodo para todos. 

Sem perder tempo se deslocando até o cliente, o vendedor pode dedicar mais tempo e energia a cada atendimento.

Sem falar na segurança. Todos têm evitado contato com outras pessoas e, em muitas cidades, a quarentena ainda é obrigatória.

Isso não significa que você irá tirar toda a sua força de vendas das ruas e colocar em um call center. Apenas que haverá essa opção, onde seu vendedor ficará menos exposto e pode até mesmo trabalhar em casa. Ideal para pessoas em grupo de risco, por exemplo. 

Mas, como assim, um vendedor atendendo em uma loja virtual? Você me pergunta.

A forma de atuação de seus vendedores vai depender da estratégia adotada, pela sua distribuidora, em sua loja virtual.

Existem 4 estratégias que distribuidoras podem adotar em lojas virtuais.

Catálogo virtual

Algumas lojas virtuais permitem que o cliente apenas visualize seu catálogo, sem os preços. O cliente cria uma lista de produtos e quantidades e solicita um orçamento.

O vendedor, em posse do contato do cliente, e-mail e/ou telefone, entra em contato para que eles negociem o preço e fechem a venda. 

O ponto negativo dessa estratégia é que o cliente normalmente tem pressa.

Existe grande chance deste comprador visitar outra loja virtual e, se ela tiver um valor disponível imediatamente, pode fechar negócio com o concorrente antes mesmo de falar com você.

Catálogo com orçamento imediato

Outras lojas disponibilizam os valores, mas quando o cliente conclui a compra no site, recebe o orçamento imediatamente (normalmente via e-mail) e o comunicado de que o vendedor irá entrar em contato, para negociar os valores.

Também é uma estratégia interessante, afinal, em posse de um orçamento inicial, o cliente pode ser mais paciente. Ainda assim, existem chances dele ir a próxima loja, que tiver um atendimento mais automatizado e imediato.

Loja virtual tradicional

E chegamos às lojas virtuais no sentido mais tradicional, semelhante ao padrão do varejo, onde o cliente enche seu carrinho, fecha o pedido e paga um boleto ou debita no cartão, parcela no crédito… O que lhe for mais conveniente.

O ponto negativo, é que você perde o contato com o cliente, e seu poder de negociação fica limitado a ter preços tabelados competitivos.

Loja virtual com atendimento personalizado

E temos a última estratégia, que consiste em uma loja virtual semelhante à tradicional, mas com a opção de solicitar atendimento, consultoria e negociar valores.

Com esse modelo de loja virtual, sua distribuidora alcançará uma gama mais abrangente de clientes. Englobando os práticos que têm pressa e os que preferem um atendimento mais tradicional, semelhante ao presencial, conversando e negociando diretamente com o vendedor.

4 – Redução de custos

Oferecer aos seus clientes, que façam seus pedidos virtualmente e disponibilizar seus vendedores como consultores ou vendedores ativos, mas apenas via e-mail e telefone, vai reduzir suas despesas com:

  • Frota
  • Combustível
  • Vale-transporte
  • Estrutura (no caso do home office)

Essa economia cobrirá tranquilamente, logo no primeiro mês, todas as despesas para implantar sua loja virtual para distribuidora.

5 – Fácil de criar 

Você não precisa gastar rios de dinheiro contratando um web designer para criar a sua loja virtual do zero. Fique tranquilo, nós fazemos TUDO pra você.

Utilizando o FhCommerce da FhOnline Sistemas, nós criamos sua loja virtual em apenas 3 dias úteis, configurando todos os meios de pagamento e frete.

6- Integração total

Trabalhando via e-commerce, os setores e processos da sua empresa ficam ainda mais integrados A FhCommerce tem integração com:

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Google+
  • Pinterest
  • Mercado Livre
  • Google Ads
  • Google Shopping
  • Amazon
  • Americanas
  • Casas Bahia
  • Carrefour
  • Pontofrio
  • Submarino

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Aliado ao Fastcommerce, é sem dúvidas a melhor opção para você levar sua loja até seus clientes, onde quer que eles estejam.