Marketing para Loja Virtual: o Guia Completo
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Marketing para Loja Virtual: o Guia Completo

Depois de estar com a loja virtual pronta, com os produtos cadastrados e meios de pagamento configurados, os lojistas virtuais de primeira viagem notam que falta uma parte essencial da loja: os clientes.

Afinal, uma loja física pode ser encontrada por qualquer um que passar na frente dela e ver a fachada, com placas e letreiros contando o nome da loja e dicas do tipo de produto ou serviço que o cliente pode encontrar ali.

Mas e quanto às lojas virtuais? Como as pessoas encontram as lojas? Onde fica a “fachada”? Como conseguir clientes?

Se você está nessa situação, fique tranquilo: fazer marketing para loja virtual não é nenhum bicho de sete cabeças. 

Na prática, o marketing para loja virtual tem ainda mais possibilidades e estratégias do que a publicidade tradicional para negócios locais. E o melhor: fica bem mais barato.

Neste artigo, vamos explorar as principais estratégias de marketing para loja virtual. Leia até o final e aprenda a conquistar o seu espaço na internet e na tela do seu público.

O que é Marketing para Loja Virtual?

Marketing para Loja Virtual é um conjunto de estratégias do marketing digital cujo objetivo é promover vendas através de uma plataforma de e-commerce.

Para atingir esse objetivo principal, as ações de marketing para loja virtual seguem algumas premissas essenciais:

  • Ser facilmente encontrável nas principais plataformas de pesquisa
  • Encontrar o público-alvo correto para o seu negócio
  • Criar uma base de seguidores fiéis, que apreciam seu conteúdo e seus produtos

A principal diferença do mercado de lojas virtuais em relação aos modelos tradicionais está no tamanho do público e no tamanho da concorrência.

O público alcançável de uma loja física consiste no total de pessoas que podem visitá-la presencialmente. No geral, está limitado à própria cidade, cidades vizinhas e eventuais visitantes.

Já público alcançável de uma loja virtual é… bem, a internet inteira

Por outro lado, enquanto a concorrência das lojas físicas também está limitada à sua região, uma loja virtual concorre com todas as lojas virtuais do mesmo segmento, do mundo inteiro.

Esse é o ponto que mais confunde e desespera os lojistas virtuais iniciantes: como conquistar meu espaço entre dezenas de milhares de concorrentes, todos ao mesmo clique de distância do cliente?

Para enfrentar este cenário, o kit de ferramentas do marketing para loja virtual segue uma premissa obrigatória: a segmentação de público

Isso significa que todas as suas campanhas será focadas em atingir somente o seu público-alvo.

O que é público-alvo?

O público-alvo representa as pessoas com maior propensão a comprar na sua loja virtual. É um conceito de marketing bastante difundido e essencial para que suas ações sejam efetivas.

Para facilitar a visualização, publicitários utilizam um recurso chamado “persona” ou “avatar”: um personagem fictício que sintetize as características físicas, sociais e comportamentais dos seus clientes.

Este recurso permite que todos os esforços de marketing sejam assertivos. Ao elaborar cada peça de comunicação, você deve imaginar que esta persona é quem irá receber a mensagem.

Também é através de um estudo dos hábitos da persona que você escolherá quais canais de mídia merecem investimento.

Então antes de iniciar qualquer campanha publicitária, você precisa criar a sua persona. Confira o guia de criação de personas da Rock Content!

Com os alvos bem definidos, você está pronto para começar a fazer marketing para loja virtual.

Quais são as Estratégias de Marketing para Loja Virtual?

Existem centenas de estratégias de marketing para loja virtual, e para realizar todas elas, você precisaria de uma equipe com especialistas em diversas áreas e de um orçamento de marketing bem generoso.

No entanto, se essa não é a realidade do seu negócio, é importante que cada minuto da sua equipe e cada centavo do orçamento seja investido nas estratégias mais eficientes para o seu negócio.

Como já mencionado, um dos melhores critérios para ajudá-lo a escolher onde investir, é o comportamento do seu público-alvo: se eles gostam de conteúdo profundo e leitura, invista em Blog! Se preferem assistir vídeos curtos e rápidos no Instagram, deixe o Blog para lá num primeiro momento e vá gravar vídeos!

De todo modo, a experiência é a única diretriz 100% confiável para decisões de marketing. E, bem, você precisa começar de algum lugar, não é?

Por isso, separamos algumas das estratégias de marketing para loja virtual mais consolidadas e reconhecidas por sua eficiência em diversos segmentos, para diversos públicos.

Tenha em mente que cada uma dessas estratégias é um campo inteiro do marketing digital, tanto é que existem profissionais totalmente dedicados a cada uma delas.

Como administrador de uma loja virtual, você dificilmente terá tempo para estudar, otimizar e manter atualizadas as suas estratégias para tirar o maior proveito possível de cada canal.

Por isso, experimente o “básico” da estratégia que lhe interessar e, se quiser se aprofundar, e terceirize esse trabalho para empresas especializadas ou crie uma equipe de marketing interna.

Dito isso, confira as principais estratégias de marketing para loja virtual.

Marketing nas Redes Sociais

Entre as plataformas mais utilizadas pelas lojas virtuais de maior sucesso, estão as redes sociais ou social medias.

Você com certeza sabe o que são redes sociais, e certamente se depara com conteúdos feitos por empresas ou autônomos diariamente. Praticamente todas as marcas investem nestas plataformas porque o resultado é garantido.

Mas afinal, quais são as melhores redes sociais para fazer marketing para loja virtual? Isso varia imensamente de acordo o seu público.

Por exemplo: para um fornecedor de insumos industriais (B2B), Facebook e LinkedIn são excelentes mídias para veicular conteúdos. Já para uma loja de moda jovem, Instagram e TikTok certamente terão um resultado melhor.

É importante lembrar que o foco das redes sociais é o relacionamento com público. Se você publicar apenas conteúdo comercial, exibindo e elogiando seus próprios produtos, dificilmente conseguirá um público fiel.

Não se esqueça: as redes sociais são configuradas para mostrar conteúdo interessante para cada usuário, o tempo todo. Seu conteúdo precisa ser interessante, ou será completamente ignorado.

Anúncios Online

Assim como nos negócios locais, o marketing para loja virtual também existem mídias em que você paga para aparecer para o seu cliente. A vantagem, é claro, é a rapidez dos resultados: você paga, você aparece.

No entanto, diferente dos outdoors e anúncios de rádio e televisão, as mídias pagas digitais oferecem métricas muito precisas e, principalmente, a segmentação de público que tanto falamos.

Lembre-se que empresas como a Google e o Facebook possuem muita informação sobre os usuários de suas plataformas.

Essa informação é o principal “produto” que eles vendem aos anunciantes, pois é o que permite que você mostre seus produtos para as pessoas com melhor perfil ou maior intenção de comprá-los.

Falando em Google e Facebook, essas empresas são as donas das duas principais plataformas de anúncios online, respectivamente, Google Ads e Facebook Business.

Google Ads

A plataforma de anúncios da Google permite que você anuncie sua loja e seus produtos na rede de pesquisa do Google, em sites parceiros que disponibilizam espaços para anúncios (rede de Display) e no YouTube.

Sua principal característica é capturar a intenção de quem está pesquisando. Afinal, quem pesquisa “comprar coturno masculino” certamente está propenso a comprar… um coturno masculino, certo?

Apesar de também ser capaz de rastrear públicos com base em um determinado perfil, como o Facebook faz, o grande potencial do Google Ads está na intenção.

Você sem dúvidas já viu anúncios de todos estes formatos. Dá uma olhada:

Anúncios de imagem e de texto na Rede de Pesquisa do Google
Anúncios de vídeo no YouTube
Anúncio de imagem na Rede de Display do Google

Facebook Business

Desenvolvida pelo Facebook, o Facebook Business permite anunciar em duas das maiores redes sociais do mundo todo: o Instagram e o próprio Facebook.

Sua principal característica é a capacidade de oferecer públicos muito segmentados, graças à enorme quantidade de informações que o Facebook Inc. tem sobre seus usuários.

O mesmo anúncio no Feed do Facebook, Feed do Instagram e Stories do Instagram

Marketing de Conteúdo e SEO

Uma estratégia de SEO consiste em otimizar as páginas do seu site para obter um melhor posicionamento no ranking do Google, bem como produzir conteúdo relevante que responda as dúvidas do seu público-alvo.

Além de atrair interessados, o marketing de conteúdo demonstra o seu domínio sobre o assunto, reforçando a autoridade da marca e a chance do consumidor confiar e optar por você.

O que mais enche os olhos dos empresários em relação a SEO é a mídia gratuita. Sim, aparecer na página de resultados do Google é “grátis”!

Mas não se engane: produzir conteúdos realmente otimizados a ponto de conquistar um bom lugar na página de resultados do Google para uma pesquisa importante, não é uma tarefa fácil. Imagine quantas outras empresas cobiçam este mesmo espaço?

Como fazer SEO?

Implementar estratégias realmente eficientes de SEO é uma tarefa árdua e que pode demorar muito para dar resultados expressivos.

De forma resumida, é necessário publicar conteúdos realmente relevantes, originais e com uma frequência fixa, seguindo os seguintes passos:

  1. Encontre uma palavra-chave que seu público costuma pesquisar;
  2. Pesquise bastante sobre o assunto e leia os conteúdos dos sites que já estão bem posicionados nesta pesquisa;
  3. Crie um conteúdo original e de qualidade, utilizando técnicas de redação SEO somada á técnicas de copyrighting;
  4. Faça todos os processos de otimização da página conforme as diretrizes de SEO mais recentes;
  5. Insira links para outros conteúdos do seu site, tentando direcionar uma jornada do usuário coerente que termine em venda;
  6. Crie parcerias de Backlinks com sites que não concorrem diretamente com você, de modo a aumentar a relevância de ambos.

Confuso? SEO é uma ciência extremamente complexa, afinal, estamos lidando com a inteligência artificial mais poderosa do mundo: o robô do Google.

No entanto, a possibilidade de conquistar um espaço de mídia gratuito e sustentável torna o marketing de conteúdo com SEO tão atrativo, e se você já implementou outras estratégias e está com bons resultados, invista em SEO!

A propósito, você está lendo um artigo criado com este propósito! 😉

Ainda não criou sua loja virtual?

Que bom que você já está pesquisando sobre marketing antes mesmo de criar sua loja online! Sem dúvidas, é o fator mais importante para que a sua loja venda muito.

E se você ainda não tem sua loja, melhor ainda: comece já em uma plataforma que facilite a gestão de marketing da loja, com integração com redes sociais, otimização SEO e marketplaces imbutido!

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