Loja Virtual Integrada com Loja Física: Como Administrar?
Loja Virtual

Loja Virtual Integrada com Loja Física: Como Administrar?

Administrar uma loja não é tarefa fácil. Gerenciar um comércio eletrônico, também é extremamente desafiador. Imagine, então, cuidar de uma loja virtual integrada com loja física.

A expansão das lojas virtuais não é mais um fenômeno tão recente. Mas com a pandemia de Covid-19, houve uma aceleração ainda maior desse setor. Entretanto, essa expansão acabou sendo feita de maneira desorganizada.

Movidos pela necessidade, muitas lojas físicas encontraram na loja virtual, uma maneira de sobreviverem, e quem sabe, faturar ainda mais. Assim, muitos empresários tradicionais começaram a se aventurar em um território desconhecido.

Devido a inexperiência, muitos cometem graves erros, muitos dos quais estão relacionados com a dificuldade em distinguir a loja física e a virtual, principalmente quando falamos de controle de estoque.

Neste artigo, vou te ensinar como ter sua loja virtual integrada com loja física e administrá-la sem dor de cabeça e sem problemas com estoque.

Por que ter uma loja virtual integrada com loja física?

Antes de apresentar qualquer argumento, vamos refletir juntos. Você consegue me responder, qual o seu público-alvo

Ok, agora, quantas pessoas moram na sua cidade? Quantas estão na mesma faixa de idade da sua clientela? Quantas estão dentro do seu público-alvo?

São perguntas que você pode me responder com algumas pesquisas simples, dados do censo etc…

O público alcançável de uma loja física, consiste no total de pessoas que podem visitá-la presencialmente. No geral, está limitado à própria cidade, cidades vizinhas e eventuais visitantes.

Enquanto isso, na internet… bem, qual é o limite da internet?

A grande maioria das pessoas que acessam a internet possuem smartphones. Segundo o site de notícias G1, o número de brasileiros que usam a internet  subiu de 67% para 70% da população, o que equivale a 126,9 milhões de pessoas.

Empregando as estratégias de marketing digital adequadas, é muito mais fácil e barato de alcançar o público-alvo de sua loja física ou virtual. 

Atualmente, o marketing digital tem sido comprovadamente, a maneira mais eficiente de captar clientes, em qualquer área de negócios.

Se você tem interesse em marketing para loja virtual, temos um artigo completo sobre o assunto, e você pode acessá-lo agora mesmo clicando aqui

O maior erro que você pode cometer ao abrir uma loja virtual

O maior erro que você pode cometer ao abrir uma loja virtual é tratar como se fosse apenas uma extensão da loja física.

Já pensou na confusão, se…

Você entra em uma loja e pede para provar um par de sapatos que está na vitrine, o vendedor vai até o estoque e encontra o último par do seu tamanho. 

Você decide levá-lo, mas, ao chegar no caixa é informado que enquanto você estava provando, esse sapato foi vendido na loja virtual, portanto, você não poderá compra-lo. 

Eu não sei você, mas eu não iria gostar nem um pouco disso. No mínimo, um cliente nesta situação nunca mais voltará a comprar com você. No máximo, além de difamar a sua loja pelo constrangimento, essa situação pode acabar chegando até o PROCON.

É, o negócio pode ficar muito sério.  

Ao abrir uma loja virtual, precisamos pensar nela como uma loja independente. Com seu próprio estoque, funcionários e capital empresarial, pois suas necessidades serão diferentes também.

O ideal, é que sua loja física e virtual sejam independentes, mas que você possa administrar a partir de uma mesma plataforma.

Como ter uma loja virtual integrada com loja física?

Para ter uma loja virtual integrada com loja física, você precisa de um sistema de gestão comercial (ERP) com a função multi empresas.

E quando se trata de integração, a FhOnline é especialista. Nosso ERP Finances Web possibilita ao gestor, acessar os dados da loja física e virtual na mesma plataforma.

Além de oferecer integração entre suas lojas físicas e virtuais, o Finances Web é integrado com a Fastcommerce, a plataforma de e-commerce mais popular do mercado.

Criamos a sua loja, fazemos o cadastro dos produtos e meios de pagamento. Oferecemos designs customizáveis, segurança e integração com redes sociais e claro, integração com o ERP Finances Web. 

Entregamos sua loja virtual, integrada, completa e operando, pronta para que você só se preocupe com sua especialidade, vender.

Ainda não tem sua loja virtual integrada? Não perca tempo!