O que é um ERP? Por que ter um?
Finances Web

O que é um ERP? Por que ter um?

Descubra o que é um ERP, como ele pode te ajudar, e por que sua empresa precisa ter um para se manter competitiva!


Não é novidade que, a cada dia, fica mais difícil uma empresa se sobressair no mercado. Apesar dos benefícios, a tecnologia tornou a competitividade ainda mais acirrada.

Desde o mercadinho de bairro até grandes empresas têm se confrontado com a necessidade de, cada vez mais, otimizar processos internos e melhorar suas estratégias. 

Qualquer ferramenta que diminui a possibilidade de erros humanos e desencontros de informações internas, é crucial para uma empresa séria se manter ativa e crescendo.

Um ERP é a melhor ferramenta que um gestor pode ter. Esse tipo de software de gestão permite que você tenha acesso fácil, rápido e integrado a todos os dados da empresa. 

Neste artigo, vou te mostrar o que é um ERP e porque a sua empresa precisa de um.

O que é um ERP?

Um ERP é um software de gestão empresarial, que tem como objetivo, centralizar todas as informações de uma empresa ou um grupo de empresas em uma única plataforma.

A sigla ERP se refere ao termo em inglês: Enterprise Resource Planning, em uma tradução livre, planejamento de recursos empresariais. No Brasil, a tradução ficou como Sistema de Gestão Integrado, embora a maioria das pessoas prefira usar a sigla em inglês mesmo.

Por que é tão importante para uma empresa ter um ERP?

Quem é gestor, sabe o quanto é difícil saber tudo que está acontecendo na empresa. Chega o momento em que é humanamente impossível saber: 

Quanto cada setor está produzindo? Quanto entrou? Quanto saiu? Temos novos pedidos? A mercadoria já saiu para a entrega? Alguém lembrou de falar com o fornecedor? O quê? Vocês esqueceram?

É o pesadelo e a realidade de muitos. Mas temos a tecnologia a nosso favor! Um sistema ERP permite que o gestor tenha acesso a todas as informações e registros de todos os setores em tempo real.

Assim, o gestor consegue monitorar sua força de vendas, acompanhar os pedidos na hora em que são registrados e administrar contas a pagar e a receber, diretamente de seu computador, tablet ou smartphone.

Por unificar todos os dados em um único sistema, o ERP não facilita apenas a vida do gestor: ele garante que não haverá divergência de informações entre setores, evitando confusões e desperdícios.

Com a integração e digitalização dos dados, você reduz consideravelmente a “papelada” e aumenta a velocidade dos processos e eficiência de sua gestão.

Como um ERP pode me ajudar na prática?

Um ERP automatiza diversos processos e permite que o funcionário certo tenha acesso às informações necessárias para fazer seu trabalho o mais rápido possível.

Em um ERP integrado como o Finances Web, você pode monitorar e auxiliar seus vendedores externos através do Demander Força de Vendas, um app que permite que o vendedor consulte a disponibilidade dos produtos em estoque, faça pedidos e emita notas na hora.

Por exemplo, em uma distribuidora:

O gestor acompanha sua equipe de vendas pelo GPS, para sua própria segurança. Eles tem uma rota pré definida e otimizada pelo app Demander. 

Um vendedor externo lança um pedido. 

Imediatamente, o setor financeiro recebe o pedido e encaminha o boleto e a nota fiscal para o cliente. 

Com o Finances Web, o setor financeiro têm acesso a todos os boletos quitados, em aberto e clientes inadimplentes. 

Automaticamente, o estoquista recebe o pedido e separa a mercadoria para entrega.

Através do app do Demander, assim como os vendedores, o entregador pode programar sua rota, até mesmo dias antes de sair da distribuidora, levando em conta a distância e o trânsito entre os clientes destinatários. 

Nenhum desses colaboradores precisou perder tempo, indo até outro setor, para ter acesso às informações. O processo de venda e entrega foi otimizado, o cliente recebeu seu pedido como havia solicitado.

E você, gestor, acompanhou tudo sem se desgastar.

O setor de marketing também é beneficiado por essa integração. Ao analisar o estoque, se determinado produto está encalhado ou próximo do vencimento, é hora de fazer aquela promoção.

Com acesso aos valiosos dados dos clientes, como e-mail, telefone e WhatsApp, e histórico de compras, o setor de marketing também pode enviar ao cliente apenas promoções que lhe são interessantes, evitando aborrecimentos.

É seguro ter um ERP?

Normalmente, sim, é seguro ter um ERP. Mas assim como produtos físicos, a procedência de um software também deve ser muito bem avaliada.

Pense bem: um ERP contém todos os dados sobre sua empresa, seus fornecedores e seus clientes. Nas mãos erradas, é claro que isso pode ser utilizado de má fé.

Então vá com calma: pesquise bastante sobre a empresa que desenvolve o ERP que você está considerando contratar. Há quantos anos eles estão no mercado? Como os outros usuários avaliam seus produtos e seu atendimento?

Com 15 anos de história e mais de 500 clientes confiando em nós, a FhOnline Sistemas leva a satisfação e segurança de seus clientes em primeiro lugar.

Ao adquirir o ERP Finances Web você tem a certeza de estar dando o primeiro passo para o crescimento exponencial de sua empresa.