Tudo que você precisa saber sobre a loja virtual do Instagram
Sem categoria

Tudo que você precisa saber sobre a loja virtual do Instagram

Se você usa o Instagram, já deve ter se deparado com publicações e anúncios de lojas virtuais onde com um clique na foto, é possível acessar um link direto para a loja virtual do anunciante.

Com as facilidades da tecnologia, o usuário de redes sociais está cada dia mais ansioso

O trabalho de ter que ir até o perfil da loja, clicar no “link na biografia” e procurar o produto desejado no catálogo parece aos olhos de muitos, uma tarefa hercúlea. É mais fácil desistir da compra e continuar rolando o feed.

Se você ainda não usa a loja virtual do Instagram ou desconhecia este recurso, saiba que está perdendo dinheiro.

Neste artigo, vou te explicar tudo o que você precisa saber sobre a loja virtual do Instagram e como criar a sua em 7 passos simples.

Por que ter uma loja no Instagram?

  1. A loja virtual do Instagram oferece maior praticidade ao cliente, levando-o diretamente para a página do produto no catálogo de sua loja.
  2. A loja virtual do Instagram oferece maior praticidade a você, que poderá linkar seus produtos em suas publicações, sem depender de anúncios ou do famoso, link na bio.
  3. A loja virtual do Instagram pode ser integrada a qualquer plataforma de e-commerce ou até mesmo ao seu catálogo de produtos em sua Fan Page no Facebook.
  4. A loja virtual do Instagram é gratuita.

Você ainda pode aumentar o alcance das suas promoções com anúncios no feed ou nos Stories.

Como criar uma loja virtual no Instagram?

Para te ensinar como criar uma loja virtual no Instagram, vou partir do pressuposto de que você está começando agora seu e-commerce. Caso você já tenha algum dos itens descritos, é só pular para o próximo passo.

7 passos para criar sua loja virtual no Instagram:

1- Transforme sua conta em uma conta profissional

Para criar uma loja virtual no Instagram você vai precisar antes de mais nada, de uma conta profissional. 

Para isso, não basta colocar aquela arroba caprichada super profissional tipo @mariatortasdeliciosas, você vai precisar alterar as configurações da sua conta.

  1. Abra seu perfil no Instagram e clique no “Menu”, localizado no canto superior direito, sinalizado por  3 linhas horizontais.
  2. Clique em “Configurações”, você vai encontrar essa opção na parte inferior da tela ao lado de uma engrenagem.
  3. Clique em “Conta” 
  4. Por fim, no último item em azul “Mudar para conta profissional”.

Agora que você já tem uma conta profissional no Instagram, vamos prosseguir.

2- Crie uma Página no Facebook

Uma Página no Facebook é diferente de um perfil. Não é possível criar perfis para empresas, o próprio Facebook bloqueia palavras ligadas a atividades comerciais e produtos ao escolher o nome de usuário.

Mas, segundo a própria empresa, as Páginas apresentam muito mais vantagens ao empresário, pois foram desenvolvidas para esse propósito.

Elas permitem que empresas, marcas, organizações e figuras públicas compartilhem stories, publiquem em sua linha do tempo e se conectem com pessoas. 

Assim como os perfis, as Páginas podem ser personalizadas com stories, eventos e muito mais. 

As pessoas que curtem ou seguem uma Página podem receber atualizações no Feed de Notícias delas.

Segundo a Central de Ajuda do Facebook, para criar uma Página:

  1. Acesse facebook.com/pages/create.
  2. Clique para escolher um tipo de Página.
  3. Forneça as informações necessárias.
  4. Clique em “Criar Página”.

Observação: qualquer pessoa pode criar uma Página, mas somente os representantes oficiais podem criar Páginas de organizações, empresas, marcas ou figuras públicas.

3- Vincule sua conta do Instagram a Página do Facebook

Ao vincular sua conta profissional do Instagram a Página do Facebook, você poderá fazer com que seus posts sejam compartilhados imediatamente entre essas redes sociais. Assim você não precisa ter o mesmo trabalho duas vezes.

  1. Abra seu perfil do Instagram;
  2. Abra o menu, localizado no canto direito superior, sinalizado por 3 linhas horizontais;
  3. Clique em “Configurações”, você vai encontrar essa opção na parte inferior da tela ao lado de uma engrenagem;
  4. Localize a opção “Contas vinculadas”;
  5. Selecione a opção “Facebook”. Irá aparecer uma nova tela, titulada “Opções do Facebook”;
  6. Clique em “Entre” sinalizado em azul;
  7. Será aberta uma nova tela, desta vez do Instagram novamente. Selecione a opção “Continuar”;
  8. Por último, irá aparecer novamente um menu de “Opções do Facebook”, com seu perfil pessoal e as páginas que você administra. Selecione a sua Página e pronto!  

4- Crie um catálogo virtual

Você vai precisar de um catálogo de produtos, para onde serão direcionados os links nos posts.

Para isso, você pode usar um catálogo no Facebook ou sua própria loja virtual em uma plataforma de e-commerce.

Para usar o catálogo no Facebook, é necessário integrar o Gerenciador de Negócios à sua plataforma de e-commerce (NuvemShop, BigCommerce ou Shopify);

Se você já possui uma loja virtual em outra plataforma de e-commerce, basta habilitar a opção de plugins de redes sociais na sua loja virtual e direcionar os posts da loja do Instagram direto para a sua plataforma de e-commerce.

Para habilitar esta opção, basta escolher a opção “Conectar à plataforma de comércio eletrônico” quando estiver adicionando produtos no Instagram.

5- Habilite o modo compras

Para habilitar o modo compras:

  1. Abra seu perfil do Instagram;
  2. Abra o menu, localizado no canto direito superior, sinalizado por 3 linhas horizontais;
  3. Clique em “Configurações”, você vai encontrar essa opção na parte inferior da tela ao lado de uma engrenagem;
  4. Selecione a opção “Empresa”;
  5. No próximo menu, selecione a opção “Compras no Instagram”;
  6. Aguarde. Neste momento, sua conta será enviada para análise e liberada caso esteja de acordo com as diretrizes do Instagram.

Podem demorar alguns dias e para saber o andamento do processo. Para consultar, basta repetir este mesmo caminho, selecionando a opção “Compras” no menu “Empresa”.

6- Como marcar produtos no Instagram?

Agora que sua loja já foi aprovada e está pronta para vender no Instagram, é hora de adicionar os produtos.

Para conectar a sua plataforma de e-commerce aos produtos você precisa iniciar o processo de marcar o produto.

Para marcar produtos em um post basta:

  1. Criar uma publicação;
  2. Clicar em “Marcar produtos”;

Esta opção pode aparecer em dois lugares diferentes:

  • Posts no feed: o botão fica abaixo a foto, próximo a “Marcar pessoas”;
  • Posts nos stories: dentro da aba de stickers, você irá encontrar a opção, “marcar produto”.
  1. Neste momento irá aparecer a opção “Conectar à plataforma de comércio eletrônico”.

7- Revolucione sua loja virtual

Agora que você já sabe como montar sua loja virtual no Instagram e Facebook, que tal revolucionar sua gestão?

O Finances Web é leve, eficiente e fácil de utilizar. Um ERP totalmente integrado com às principais redes sociais e plataformas de anúncio, como:

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Google+
  • Pinterest
  • Mercado Livre
  • Google Ads
  • Google Shopping

Além disso, oferecemos integração com a SkyHub, uma ferramenta que permite que você anuncie seus produtos nos grandes marketplaces, como:

  • Amazon
  • Americanas
  • Casas Bahia
  • Carrefour
  • Pontofrio
  • Submarino

Usando o Módulo de e-commerce do Finances Web, seu público com certeza vai encontrar a sua loja e comprar seus produtos!

Ao criar nosso módulo de e-commerce, nosso objetivo foi fazer com que a FhOnline Sistemas absorvesse toda a parte complicada

E é por isso que nós criamos a sua loja virtual completa, com templates totalmente customizáveis e o melhor sistema de gestão, para que você faça aquilo que faz de melhor, vender.