Como Criar Calendário de Promoções Sem Perder Dinheiro
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Como Criar Calendário de Promoções Sem Perder Dinheiro

Datas comemorativas são exploradas pelo mercado a séculos. As promoções são oportunidades de escoar produtos encalhados ou com prazo de validade curto, fidelizar novos clientes e reforçar a sua marca no mercado.

Neste artigo eu vou te ensinar como planejar um ano inteiro de promoções, sem perder dinheiro.

Qual a vantagem de ter um calendário de promoções?

Ter um calendário promocional te dá várias vantagens, a principal é o tempo para fazer um bom planejamento, garantindo o sucesso de sua promoção. 

Ser lembrado

Como diz a máxima, “quem é visto é lembrado”. Mesmo que você sempre ofereça bons preços e bom atendimento, um cliente esporádico pode esquecer de você com facilidade.

Ter um banco de e-mails ou uma lista de contatos de whatsapp, proveniente do cadastro de seus clientes é uma arma de vendas poderosíssima. 

Ao notificar seus clientes de novidades e oportunidades, você se mantém ativo em sua memória.

Mas cuidado: essa ferramenta, usada em excesso, pode causar irritabilidade e antipatia. Seja moderado e certifique-se de que o material enviado é do interesse daquele cliente.

Fidelizar novos clientes

Promoções são sempre chamativas ao consumidor, frequentemente acabam sendo o empurrão que faltava para ele se aventurar e adquirir um produto desconhecido.

Também é a oportunidade de adquirir novos dados, através do cadastro, para futuramente notificar o cliente sobre novos produtos e promoções. 

Aumentar as vendas

Datas comemorativas são momentos, onde a maioria do público é tomado pelo desejo de consumir.

Shoppings lotados próximos a feriados como Natal e Dia das Mães, são um bom exemplo. Nesses períodos, muitos chegam a se endividar, impulsivamente levados pelas promoções e pelo desejo de presentear ou adquirir.

Liquidar estoque

Quando temos uma mercadoria em estoque, podemos considerar que temos dinheiro parado, e dinheiro parado, desvaloriza.

Portanto, principalmente quando falamos de produtos com prazo de validade ou itens de moda e vestuário (que perdem valor rapidamente) é essencial ter um estoque com alta rotatividade.

Como elaborar calendário de promoções

Antes de pensar em quais serão os produtos, vamos abrir o calendário e observar quais as datas comemorativas relevantes.

Você pode preencher os meses que não tem datas marcantes por promoções mais genéricas como o Aniversário da Empresa, “Mês do Rapa Estoque” e até mesmo o tradicional “O Patrão Ficou Maluco”.

Também pode usar datas associadas ao seu nicho. Se você tem uma loja de quadrinhos, existe o Dia Nacional da História em Quadrinho. Se trabalha com eletrônicos, tem o Dia do Fotógrafo, da Televisão, do Telefone…

O importante é encontrar uma desculpa, para que sua estratégia não se torne tão evidente e erroneamente seja interpretado que seu negócio vai mal.

Agora que você já definiu quais serão os temas de suas promoções, pode observar quais tipos de produtos se relacionam melhor com a temática.  

Por exemplo, no caso do Dia do Fotógrafo, podemos disponibilizar câmeras, baterias, flash, cabos, lentes e toda sorte de periféricos associados.                                                                                                                                                                                            

Como fazer promoções sem prejuízo

Para não ter prejuízo com promoções, precisamos levar em conta alguns fatores como, o que temos disponível em estoque e qual o objetivo por trás dessa promoção. 

Vamos imaginar que você venda doces e tem um grande estoque de pirulitos. Você viu uma oportunidade de comprá-los a um preço mais baixo ou achou que seriam melhores aceitos por seus clientes, seja como for, eles estão no seu estoque envelhecendo e ocupando espaço.

A um primeiro olhar, vender esses pirulitos a preço de custo parece perder dinheiro, mas, se você levar em conta que devido a inflação mercadorias paradas, mesmo com prazos de validade extenso, estão desvalorizando a cada minuto.

Portanto, vender os pirulitos encalhados a preço de custo, ou perto disso, é recuperar seu dinheiro investido antes que ele vire muito menos ou se perca completamente.

Mas isso você já deve estar ciente. 

A melhor forma de calcular o desconto de uma promoção, é saber sua exata margem de lucro, aquela que é destinada ao capital empresarial.

Importante: vender produtos a preço de custo ou próximo disso, não é vender ao preço que você pagou, mas sim, pelo que ele te custou como um todo.

Quando fazemos isso, acabamos transformando aquele produto em capital de giro.

Neste caso, o objetivo da promoção era renovar o estoque ou evitar que uma mercadoria estrague.

Como elaborar uma estratégia de marketing para promoções?

Você também pode preparar promoções para épocas específicas no ano e nesse caso, uma boa estratégia de marketing é essencial.

Vamos manter o exemplo da distribuidora de doces e analisar, quais as datas em que você tem certeza de que vai vender muito?

 Provavelmente você pensou em Páscoa ou o Dia das Crianças, essas são grandes datas no seu calendário. 

Para se preparar para elas você pode investir em um estoque maior, de mercadorias que você sabe que vão sair, como chocolates.

Mas aí você me pergunta, se eu sei que vou vender muito chocolate, porque fazer promoção?

Provavelmente, você vai precisar investir em um estoque maior. Haverá um investimento substancial sobre a promoção, é importante que ela seja um sucesso garantido.

Para evitar prejuízo ou ficar com um estoque imenso o qual vai ter que se esforçar para liquidar, é essencial alinhar-se com estratégias de marketing, para atingir não apenas seu cliente habitual, mas também novos consumidores.

Principalmente na páscoa, muitos optam por fazer uma renda extra com ovos artesanais. Esse tipo de cliente sazonal não costuma ser fiel a uma loja específica, eles querem preços bons e produtos de qualidade.

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